segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

REVIEW: CROSSED


Livro: Crossed
Autor(a): Ally Condie
Número de páginas: 367
Editora: Dutton Books
Idioma: Inglês (nível médio)

Alerta de spoiler do primeiro livro da série, Matched/Destino.

Sinopse (traduzida por mim):

Perseguindo um futuro incerto, Cassia faz seu caminho até Outer Provinces em busca de Ky – levado pela Society à sua morte certa – para então descobrir que ele havia escapado para os imponentes, mas traiçoeiros, canyons. Nessa fronteira selvagem há vislumbres de uma vida diferente e uma arrebatadora promessa de rebelião. Mas mesmo que Cassia sacrifique tudo para se juntar a Ky, engenhosas surpresas de Xander podem mudar o jogo mais uma vez.


Crossed é o segundo volume da série Matched, escrita por Ally Condie. Mais uma vez, nos deparamos com um livro nem um pouco rápido, mas que satisfaz (e muito) o leitor. A narrativa é intercalada entre Cassia e Ky, fazendo com que o leitor possua uma visão mais ampla da estória. Quem leu o primeiro livro da série sabe que ele acaba com Cassia se separando de sua família para ir em busca de Ky, que havia sido levado para as Outer Provinces onde incêndios acontecem constantemente, dificultando, assim, a sobrevivência.

Cassia se depara, então, com o oposto de tudo o quê ela possuía na Society. Agora, ela não possui mais segurança, está longe de seus familiares (que nem mesmo aparecem no livro) e amigos, dentre outras coisas. Mas, por outro lado, ela descobre um novo “mundo”, como no momento em que ela se depara com os grandiosos canyons, cena que passa ao leitor com eficácia o sentimento de liberdade que Cassia sente naquele momento. O livro inteiro mostra, basicamente, a jornada deles ao movimento rebeloso, The Rising, e Ky se depara com duas escolhas difíceis: ficar com Cassia ou seguir o caminho que realmente deseja.

Novos personagens são introduzidos, como Vick (que aparece logo no começo do livro), Indie, e Eli. A relação de poemas com a estória, assim como em Matched, está presente constantemente, e essa é uma das coisas que mais me encanta na série. O poema Do Not Go Gentle Into That Good Night aparece novamente e um outro é apresentado, Crossing The Bar.

A capa, que mostra Cassia quebrando o globo (e, consequentemente, libertando-se), representa muito bem a estória do livro.

Preciso dizer que estou extremamente ansioso para ler o terceiro e último livro da série?

Must-read total!!

Nota: 5 de 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário