segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

REVIEW: CATCHING FIRE


Livro: Catching Fire, segundo volume da trilogia The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Número de páginas: 390
Editora: Scholastic Press
Idioma: Inglês (nível médio)

Como eu não quero passar spoilers nem do primeiro ou segundo livro da trilogia, eu acabei descartando a sinopse. A resenha está livre de spoilers de ambos os livros, portanto leia-a sem medo! Para ler a resenha do primeiro livro, The Hunger Games, clique aqui.

Comecei a ler Catching Fire logo que acabei The Hunger Games, mas consegui me controlar e não li tudo de uma vez só. Na verdade, eu demorei mais para ler Catching Fire do que o primeiro livro da trilogia, mas não que Catching Fire seja um livro lento ou que a qualidade tenha decaído. Muito pelo contrário: o segundo livro da trilogia, ao contrário do primeiro, já começa com um ritmo rápido, pois o mundo presente nos livros já havia sido apresentado no primeiro volume. Em relação à qualidade, Catching Fire é, sem dúvida alguma, tão bom quanto The Hunger Games.

Tensão. Há muita tensão nesse livro. Aliás, o leitor fica tenso desde as primeiras até as últimas páginas. Dessa vez, Suzanne Collins pegou ainda mais pesado com os leitores do que em The Hunger Games. Praticamente a cada capítulo acontece algo que prende o leitor à estória. O Capitol, como já era de se esperar, demostra ainda mais o seu abuso de poder no livro, o que acaba causando cenas realmente revoltantes e surpreendentes. Sério. Muitas vezes eu tinha que largar o livro para o meu coração voltar a bater absorver o que havia acabado de acontecer.

Inúmeros personagens novos são introduzidos. Tantos, que chegou uma hora que eu comecei a fazer anotações para depois poder saber quem era quem. Mas assim como personagens entram na trama, vários partem dessa para uma melhor. Principalmente os que recém haviam chegado, aliás.

O final de Catching Fire deixa o leitor louco por mais. É como se tivessem retirado os parágrafos finais do livro. Apesar disso, não pretendo ler Mockingjay, o último livro da trilogia, por agora. Afinal, apesar de eu querer muito saber como será o fim da estória, ao mesmo tempo não quero acabar a série e depois não ter mais nada da trilogia para ler.

Com esses dois livros da trilogia The Hunger Games, Suzanne Collins já me conquistou com sua escrita. O mundo futurístico que ela criou é fantástico! Espero em breve ter a oportunidade de ler outros trabalhos da autora.

Must-read!

NOTA: 5 de 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário