segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

REVIEW: CORAÇÃO DE TINTA


Livro: Coração de Tinta
Autora: Cornelia Funke
Editora: Cia. Das Letras
Número de páginas: 456

Sinopse:
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.


Antes de começar a resenha eu gostaria de dizer que eu cortei boa parte da sinopse, pois ela apresentava um certo spoiler da estória. Mas acrescento que a review não conta detalhe algum do enredo.

Coração de Tinta é um livro que eu tinha muita vontade de ler, mas nunca aparecia a oportunidade. E acrescento, esse é um dos livros que quando você acaba de ler, você se pergunta: “Por que não li esse livro antes?”. Funke escreve maravilhosamente bem. Tudo no livro é rico em detalhes, o que faz com que o leitor mergulhe de cabeça naquela estória cujo enredo é bem-pensado e surpreendente. E, mesmo tendo como personagem principal Meggie, uma garota de doze anos, há algumas partes da estória que são bem assustadoras, bem como certos cenários (vide igreja de Capricórnio).

Uma outra característica de Coração de Tinta é os seus personagens cativantes. A minha personagem favorita é Elinor, tia-avó de Meggie, que possui uma certa obsessão por livros e que no começo da estória parece ser uma velha rabugenta, mas depois demonstra toda sua coragem e vai conquistando o leitor pouco a pouco. Mas assim como há personagens que você gostaria que realmente existissem, há também aqueles que você não gostaria nem de passar por perto. Um exemplo: Basta, o chefe dos capangas do vilão principal. Ele pode não ser o mais poderoso da aldeia em que vive, mas desperta raiva no leitor em inúmeros momentos.

O trabalho do livro também não deixa a desejar. Antes de ver o livro pessoalmente, eu preferia a capa dos EUA (que eu ainda acho maravilhosa), mas depois de ter a edição brasileira em mãos eu consegui ver como a nossa capa é rica em detalhes. Além da capa linda, a cada final de capítulo há uma ilustração, bem como a cada começo do mesmo há um trecho de algum livro (como O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia). Citarei abaixo um dos meus trechos favoritos, mencionado antes do capítulo 42, que não faz parte de um livro, mas sim de um discurso:

Só a linguagem nos protege do horror das coisas indizíveis”, Toni Morrison, discurso de recebimento do Prêmio Nobel de 1993.

Coração de Tinta tem cara de ser livro único, mas é o primeiro de uma trilogia chamada Mundo de Tinta. Estou muito ansioso para ler os outros dois: Sangue de Tinta e Morte de Tinta. Uma pena custarem tão caro...

Must-read!!! Se você ainda não leu, então leia! O livro é bem extenso, mas pra mim a leitura valeu muito a pena. Vale também mencionar que Coração de Tinta já foi adaptado para o cinema em 2008, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir o filme.

NOTA: 5 de 5 estrelas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário