segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

REVIEW: DIVERGENT


Livro: Divergent
Autora: Veronica Roth
Número de páginas: 487
Editora: Katherine Tecen Books
Idioma: Inglês (nível médio/fácil)

Parte da sinopse (traduzida por mim):

Na distópica Chicago, a sociedade é dividida em cinco facções, cada uma dedicada à cultivação de uma virtude – Candor (os honestos), Abnegation (os altruístas), Dauntless (os corajosos), Amity (os que promovem a paz), e Erudite (os inteligentes). Em um dia marcado de cada ano, todos as pessoas que têm dezesseis anos devem selecionar a facção que deverão se dedicar pelo resto de suas vidas. Para Beatrice, a decisão está entre ficar com sua família e ser quem ela realmente é – ela não pode escolher as duas opções. Então, ela faz uma escolha que surpreende todos, incluindo ela mesma. (…) Mas Tris (Beatrice) também tem um segredo que ela mantém escondido de todos porque ela foi avisada que tal segredo pode significar morte.


Mais uma distopia para vocês. Li Divergent e achei tão bom quanto Matched, e até mesmo melhor em alguns quesitos, como, por exemplo, a ação está muito mais presente do que em Matched.

A sinopse (que eu resumi) já diz bastante coisa, mas eu ainda quero complementar dizendo algumas poucas palavras sobre a estória (livre de spoilers, é claro). Beatrice viveu até seus dezesseis anos na facção Abnegation, portanto ela não podia fazer ou vestir absolutamente nada que fosse chamar atenção ou demonstrar algum benefício para ela mesma, como se sentar no ônibus ou vestir roupas com cores alegres (eles só podiam usar cinza). Mas ela não se identifica com essa facção, então quando completa dezesseis anos, ela escolhe uma facção que poderia ser considerada o oposto da Abnegation, e aí podemos podemos usar a frase escrita no topo da capa: “One choice can transform you” ou “Uma escolha pode te transformar”.

O livro possui descrições na medida certa: nem curtas, nem longas demais. Beatrice é uma personagem forte e encantadora, que vai lutar contra aquilo que não está certo. Além dela, também há muitos outros personagens cativantes nessa estória que possui uma trama muito bem bolada e complexa.

Esse livro é uma das melhores distopias da atualidade! E pasmem: esse é apenas o PRIMEIRO livro que a Veronica escreveu.

Quando eu acabei de ler Divergent, a primeira coisa que eu pensei foi: “Quando a sequência vai ser lançada?”. Então eu descobri que o livro dois, Insurgent, vai ser lançado em maio de 2012. E pasmem mais uma vez: os direitos autorais de Divergent foram vendidos para ser adaptado para o cinema. O que mais posso dizer para te convencer a lê-lo? MUST-READ!

NOTA: 5 de 5 estrelas

4 comentários:

  1. Não li toda a resenha porque não li Divergent :(

    Mas pela sua empolgação no final é muito boa a série!

    Beijos
    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bia, não tem por que se preocupar pois a resenha está livre de spoilers :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Mal posso esperar que Divergent seja lançado aqui no Brasil!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa fico impressionado, vim saber do livro a mais ou menos quatro meses. E você já resenhou faz um ano, por onde andei? Esse é um livro que chama atenção pela capa, e que todos dizem, sem o livro dos tempos, por isso eu necessito lê-lo. Ganhei ele no meu aniversário, e fui a um evento que teve também. Como você disse é uma leitura complexa, e foi isso que aconteceu comigo lá no evento estava perdido dentre a complexidade das facções e dessa ideia de Veronica Roth!
    O que mais me impressiona, agora, é saber que esse é o primeiro livro da autora e já fez tanto sucesso assim. Vários pontos chamaram atenção para eu começar a ler o livro, começando por esse complexidade e personagens curtos. Estou com uma vontade de descobrir sobre a tal Tris e sua escolha. Acredita que sou Franqueza? De acordo com uma brincadeira do Clube do livro daqui de BSB.

    Abraços gostei muito da resenha, indo ler a resenha de Insurgent (que também quero muito, por sinal).

    ResponderExcluir