segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

REVIEW: THE HUNGER GAMES


Livro: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Número de páginas: 374
Editora: Scholastic Press
Idioma: Inglês (nível médio)

Sinopse (traduzida por mim):

Nas ruínas de um lugar uma vez chamado América do Norte está situada a nação Panem, um radiante Capitol cercado por doze remotos distritos. O Capitol é rigoroso e cruel, e mantém os distritos na linha forçando-os a mandar uma garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, para participar do anual Hunger Games, uma luta até a morte que passa ao vivo na televisão.

Katniss, uma garota de dezesseis anos, que vive com sua mãe e uma irmã menor, considera uma sentença de morte quando se oferece para ocupar o lugar de sua irmã no Games. Mas Katniss já esteve perto da morte antes – e sobrevivência é sua segunda natureza. Mesmo sem realmente querer, ela se trona uma competidora . Mas para ganhar ela terá que começar a fazer escolhas entre sobrevivência e humanidade, vida e amor.

A review a seguir está livre de spoilers.

Quando eu gosto demais de um livro, bem como quando eu odeio, escrever uma resenha sobre o mesmo é algo dificílimo. Então, deixe-me começar a resenha falando que eu ADOREI The Hunger Games, e me arrependo demais de não o ter lido antes.

The Hunger Games é uma estória que se passa no futuro. Nela, a América do Norte tornou-se um país chamado Panem, onde a comida é escassa e, como vestimentas e outras coisas essenciais, é absurdamente cara. Isso leva a personagem que narra a estória, Katniss, e seu amigo Gale a caçarem na floresta (ato que é considerado ilegal, mas é ignorado pelos Peacekeepers que, como todo mundo, gostam de carne fresca. Também há um lugar chamado Hob, um mercado negro onde as pessoas trocam suas coisas por outras das quais estão mais necessitadas.

Panem é dividido em doze distritos, cada um com sua própria atividade predominante. A competição Hunger Games é um forma de o Capitol mostrar à população quem está no controle, e que uma rebelião seria inefetiva. No dia do reaping (quando dois nomes de um garoto e uma garota de cada distrito são sorteados para participarem do Hunger Games), Katniss não vê uma outra saída a não ser se voluntariar a participar dos Games, que se baseiam na sobrevivência do mais forte/habilidoso/esperto. Um detalhe: apenas um sai vivo.

Enfim, acho que já deu para perceber como o mundo futurístico criado por Collins é bem feito e não deixa pontas soltas. Ele é tão perfeito que até mesmo nos faz imaginar se a nossa situação, algum dia, ficará como a apresentada no livro. A trama, junto com personagens extremamente cativantes (leia-se Rue), faz com que a leitura do livro seja agradável e não-cansativa. Por esse motivo, o leitor simplesmente não consegue parar de ler (eu li o livro em três dias, mas isso porque eu me segurei, senão eu teria lido tudo na manhã do segundo dia). The Hunger Games já é uma das minhas distopias preferidas.

MUST-READ!!!!

Ah, e preciso dizer que eu já estou lendo Catching Fire, e que estou enlouquecendo com a estória? =) Tudo isso só me fez ficar ainda mais ansioso para a estreia do filme em março, dia 23!!

Ainda não leu The Hunger Games? Então leia! Como todo mundo já deve saber, a trilogia já foi lançada aqui no Brasil pela editora Rocco como Jogos Vorazes. A propósito, um box com os três livros em português será lançado por aqui no próximo mês, junto com um brinde: o broche da Katniss!! Você já pode encomendar o box aqui.

Deixo vocês com um trecho de um dos momentos mais emocionantes do livro:

Deep in the meadow, under the willow
A bed of grass, a soft green pillow
Lay down your head, and close your sleepy eyes
And when they open, the sun will rise

Here it's safe, here it's warm
Here the daisies guard you from every harm
Here you dreams are sweet and tomorrow brings them true
Here is the place where I love you

Nota: 5 de 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário