segunda-feira, 9 de abril de 2012

REVIEW: FALLEN


Livro: Fallen, primeiro livro da série de mesmo nome
Título original: Fallen
Autora: Lauren Kate
Número de páginas: 401
Editora: Galera Record

Sinopse:

Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso – que provocou a morte de seu namorado – levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder— uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar.


Sempre tive muita curiosidade de ler a série Fallen (pelo menos o primeiro livro) para poder conferir eu mesmo o(s) motivo(s) de tanta gente desgostar da série. Demorou um tempinho para eu ter a chance, mas felizmente aconteceu.


Fallen conta a estória de Luce, uma adolescente constantemente perseguida por sombras que se envolve num acidente trágico (acidente esse que é pouco comentado no livro) e é transferida para uma espécie de internato para adolescentes problemáticos. Lá ela conhece Daniel, um menino que virará seu mundo de cabeça para baixo. Sério?

Vou começar dizendo que, de certa forma, eu gostei da livro. Achei a estória, apesar de não muito original, bonitinha. Quando comecei a leitura, logo nas primeiras páginas percebi um dos porquês de tanta gente não gostar da série: a narrativa em terceira pessoa é extremamente arrastada e, às vezes, entediante. Como demonstração, segue um exemplo imaginário: alguém diz “Oi, Luce”, e, depois de um ou mais parágrafos gigantescos repletos de devaneios inúteis que servem apenas para encher linguiça, Luce responde: “Oi”. O problema é que chega um momento que isso começa a cansar o leitor, pois a leitura parece que não evolui. A narrativa é tão chata que chegou a me lembrar a trilogia O Senhor dos Aneis, cuja estória eu considero fantástica, mas por causa do modo de como é narrada, simplesmente não conseguiu me cativar.

Também não me agradou a maneira de como a autora praticamente não dá resposta alguma, e, pelas informações que são dadas no final do livro, vai ser assim no próximo também...

Porém, nem só de coisas ruins Fallen é constituído. A estória, como eu já disse anteriormente, é bonitinha. Mas eu acho que o que mais me chamou a atenção foi o bando de personagens doidos apresentado nos primeiros capítulos. Doidos, mas não deixam de ser cativantes de certa forma (Ariane?). Gostei também do ambiente no qual a estória se passa: a combinação de internatos com florestas pode resultar em uma estória bem sombria.

O final me surpreendeu negativamente com um incidente totalmente desnecessário... Mesmo assim, pretendo continuar com a série, mas confesso não estar tão animado para ler Tormenta...

Recomendo a série fortemente para aqueles que gostam de protagonistas chatinhas, como a Bella da série Crepúsculo, ou para aqueles que possuem certa paciência para estórias mais arrastadas...

Nota: 3 de 5 estrelas

Quote: Um raio de sol passou por entre as árvores e envolveu sua silhueta com um brilho radiante. Como a água cintilava sob a luz do sol, quase parecia que Daniel tinha asas.

P.S.: Achei ridículo o fato de eles terem traduzido o nome do segundo e terceiro livros (e provavelmente o do quarto também será) mas terem mantido o título original do primeiro.

2 comentários:

  1. Oi!

    Eu até tinha vontade de ler a série (me gusta essas capas!) mas depois de tantas críticas, meio que desapeguei.

    Sério, personagem a lá Bela é uó. E histórias arrastadas são horríveis! :/

    Bom, mas quem sabe? Um dia quando eu sentir saudades de personagem sem sal eu leio...rsrs ;D

    Beijos
    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pois é. Não sei por que certas autoras fazem questão de ter em seus livros uma personagem principal chatinha... Mas vou continuar lendo a série, apesar de não estar tão ansioso assim...
      Beijos =)

      Excluir