segunda-feira, 27 de agosto de 2012

REVIEW: ESPECIAIS

Esta resenha está livre de spoilers da série.
Outras resenhas: Feios; Perfeitos.

Livro: Especias (Feios #3)
Título original: Specials
Autor: Scott Westerfeld
Número de páginas: 351
Editora: Galera Record

A sinopse foi descartada para evitar spoilers.

Especiais conta a parte final da estória de Tally, apesar de ainda ser o penúltimo livro da série.

Quem leu minhas resenhas dos dois livros anteriores a Especiais sabe que eu não gosto muito da série, mas que o final de Perfeitos havia me deixado curioso com certas esperanças na melhora da série. Claro, eu sabia que a narrativa de Westerfeld não mudaria, mas esperava que com o acontecimento final do segundo livro a estória fosse ficar mais interessante.

E realmente ficou! Mas não fique pensando que o livro é maravilhoso... Especiais é apenas um pouco melhor que Feios e Perfeitos por conter várias cenas de ação que fazem com que a leitura flua um pouco melhor. Mas só.

Sabe aquele sentimento de despedida quando você está lendo o último livro de uma série/trilogia? Eu não senti isso em Especias! Simplesmente depois de três livro, eu não me apeguei a nenhum personagem! Tudo bem que ainda há um quarto livro, mas a estória de Tally acaba em Especiais.

O péssimo desenvolvimento dos personagens e (mais uma vez) a péssima narrativa do autor, que é forçada e artificial, são os culpados por isso. Peço desculpas aos fãs da série, mas não gosto da escrita de Westerfeld, e tampouco da estória de série.

O final me surpreendeu; eu achei que a estória terminaria de um jeito, mas acabou terminado de um outro bem diferente. Mas isso foi um coisa boa? Aparentemente, sim. Mas eu, como leitor, ainda não sei o que pensar do fim de Tally.

Outro aspecto que não gostei: cadê o (verdadeiro) clímax no final do livro? Sempre que eu achava que ele estava chegando, a estória dava uma esfriada.

Enfim, não vou continuar a série. Paro por aqui mesmo.

Nota: 3 de 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário