quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012

Final de ano é sinônimo de retrospectivas, e o Queridos Livros não poderia ficar de fora! Que livro mais me surpreendeu? Qual me decepcionou? Quais foram as postagens mais acessadas do blog? Isso e muito mais você confere abaixo (basta clicar em "mais informações").

Total de livros lidos durante o ano e resultado do Desafio Literário 2012
Em 2012, li 63 livros (sim, eu sei que 2012 ainda não acabou, mas não lerei mais nada até janeiro de 2013)! Atingi facilmente a meta de leitura de 52 livros que propus a mim mesmo no começo do ano. Quem acompanha o blog sabe que eu estava participando do Desafio Literário 2012, proposto pelo Wishing a Book. Como li 63 livros, sou um leitor compulsivo, segundo o desafio!

Surpresa, decepção, frustração, e vícios do ano
Não falarei do melhores livros que li durante o ano, pois já fiz uma postagem dedicada inteiramente a eles (para acessá-la, clique aqui). O livro que mais me surpreendeu foi, sem dúvida alguma, A menina que não sabia ler, do John Harding. A capa do livro, apesar de ser linda, não passa o que a estória realmente é: sombria e cheia de tensão. Por esse motivo, o livro me surpreendeu muito, afinal eu esperava uma estória bem mais leve e até mesmo mais infantil. Apesar de não ter sido cinco estrelas, recomendo demais o livro. Mais informações na resenha do livro (aqui).

A grande decepção do ano foi a série Feios, do Scott Westerfeld. O maior problema que enfrentei durante a leitura dos livros foi a escrita do autor. Achei-a extremamente forçada. Também notei que o autor não soube desenvolver os personagens direito, fazendo com que eles fossem inconstantes quanto às suas personalidades. Resumindo, decepcionei-me muito com a série, pois havia lido várias resenhas positivas e estava esperando bastante dos livros. Parei no terceiro livro, mas a série ainda possui um quarto volume com extras da série.

Encanto, da Tricia Rayburn, foi minha frustração de 2012. Eu havia gostado de Sereia, o primeiro livro da trilogia, cujo final tinha sido ótimo. Assim, eu estava esperando que Encanto, na pior da hipóteses, ficasse no mesmo nível de Sereia. Mas não foi o que aconteceu. Em Encanto, a autora parece não saber ao certo o rumo que a estória irá tomar, escrevendo cenas confusas que - ao menos para mim - não têm explicação. Também fiquei frustrado com a parte final do livro: quando o clímax da estória está prestes a acontecer, a personagem principal é retirada da cena, e, como o livro é narrado em primeira pessoa, não ficamos sabendo com detalhes o que aconteceu. Preciso dizer algo mais?


Meus vícios do ano foram a trilogia Jogos Vorazes (tem como não adorar esses livros?), a série Os Legados de Lorien (que acompanho desde o ano passado), Legend (simplesmente DEMAIS!!!), e Insurgent (continuação da ótima distopia Divergent). Aliás, todos esses livros fazem parte dos melhores livros que li neste ano!

Livros clássicos lidos em 2012
Para o vestibular, li 13 clássicos. Os destaques vão para: Marília de Dirceu, Grandes Poemas do Romantismo Brasileiro, Libertinagem e Estrela da Manhã, Quincas Borba, Memórias de um Sargento de Milícias, e O Centauro no Jardim

Livros resenhados  e postagens mais acessadas de 2012
Durante 2012, resenhei 47 livros (lista completa de resenhas). As cinco postagens mais acessadas foram:

As cinco resenhas mais acessadas foram:

Outras postagens relevantes:

Amanhã será postada minhas expectativas literárias para 2013: quais são os principais lançamentos do próximo ano? O que mudará no blog? Projetos novos? Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário