segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

REVIEW: LUCRETIA AND THE KROONS


Livro: Lucretia and the Kroons
Autor: Victor LaValle
Número de páginas: 100
Editora: Spiegel & Grau
Nível de inglês: médio

Sinopse:
Lucretia’s best friend and upstairs neighbor Sunny—a sweet pitbull of a kid, even as she struggles with a mysterious illness—has gone missing. The only way to get her back is for Lucretia to climb the rickety fire escape of their Queens tenement and crawl through the window of apartment 6D, portal to a vast shadowland of missing kids ruled by a nightmarish family of mutants whose designs on the children are unknown. Her search for Sunny takes Lucretia through a dark fantasyland where she finds lush forests growing from concrete, pigeon-winged rodents, and haunted playgrounds. Her quest ultimately forces her to confront the most frightening specter of all: losing, forever, the thing you love the most.

Lucretia and the Kroons é um livro que requisitei no site NetGalley em algum momento do ano passado, mas só agora, em 2013, minha curiosidade pela estória despertou. Outro fator que ajudou na hora de escolhe-lo para ser uma de minhas primeiras leituras desse ano foi o tamanho do livro: apenas 100 páginas!

Devo confessar que, primeiramente, esperava uma estória de terror para crianças, mas assim que comecei a leitura, vi que, apesar da personagem principal ser uma menina de 12 anos, a estória de infantil nada tinha: ela tratava de zumbis e envolvia até mesmo o uso de drogas.

Até certo ponto, o desenvolvimento da estória foi bom; porém, a partir da inserção dos Kroons no livro, alguns acontecimentos acabam se dando de forma demasiadamente artificial, e a explicação do desaparecimento da amiga de Lucretia, Sunny, perto do final do estória, é feita de modo muito superficial. E isso acaba não satisfazendo a curiosidade do leitor.

Um aspecto de que gostei foi a caracterização dos zumbis feita pelo autor: eles eram grotescos e nojentos, como zumbis têm de ser, mas ao mesmo tempo era muito legal saber, em detalhes, como eram. Também acho que LaValle fez um bom trabalho quanto à caracterização da personagem principal: uma menina cujo corpo ainda não havia dado sinais de mudança e que, por isso, era isolada pelas outras garotas.

Por fim, Lucretia and the Kroons foi um livro apenas OK para mim, pois o autor, além de deixar muitas pontas soltas, aborda de forma muito superficial diversos aspectos da estória. Talvez isso tenha acontecido pelo motivo do livro ser apenas uma apresentação da estória que continuará no livro The Devil in Silver. Recomendo-o àquelas pessoas que procuram por uma leitura totalmente despretensiosa e/ou que tenham intensão de ler The Devil in Silver.

Nota: 2,5 de 5 estrelas.

2 comentários:

  1. Mais um livro para a minha lista de livros em inglês! Zumbis e drogas, uma combinação interessante, hein? É legal como cada autor descreve os seres em seus livros, né? Já leu "Sangue Quente"? Para mim foi uma inovação! :)

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaís. Que bom que gostou do blog! Sim, já li "Sangue Quente" e também gostei, mas o trailer da adaptação para os cinemas me desanimou um pouco, e um dos principais motivos foi o título em português: "Meu Namorado é um Zumbi".

      Enfim, já estou seguindo teu blog, que é incrível!

      Excluir