segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

REVIEW: AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL

Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Título original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco Jovens Leitores
Número de páginas: 223

Sinopse:
Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes.

A luta entre apatia e entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo instigante.

Assim como muitas pessoas, conheci o livro As Vantagens de Ser Invisível por causa do lançamento do filme baseado no mesmo. Nem mesmo li a sinopse quando comprei o livro, apesar de ter assistido ao trailer da adaptação cinematográfica, então eu já sabia do que a estória tratava.


Não sei se foi o fato de eu não esperar praticamente nada da estória - e, por este motivo, minhas expectativas para a estória estavam baixas -, mas eu adorei conhecer Charlie! Digo, adorei conhecer sua estória (ou parte dela). 

A estória abrange quase um ano da vida de Charlie e é contada através de cartas, que são escritas pelo próprio Charlie (ou seja, a narrativa é em primeira pessoa) e endereçadas a um destinatário desconhecido. Por esse motivo, gosto de imaginar que Charlie escreve essas cartas ao leitor. 

Com esse livro, dei risadas e me emocionei, apeguei-me completamente aos personagens e, mesmo depois de ter finalizado a leitura, ainda fiquei pensando na estória. Acreditem, é muito difícil para mim colocar em palavras tudo aquilo que senti lendo o livro, por isso escolhi um trecho para que vocês possam ter uma ideia de como esse livro é lindo:

"Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa:

'Eu me sinto infinito.'

E Sam e Patrick olharam para mim e disseram que foi a melhor coisa que já tinham ouvido. Por que a música era ótima e porque estávamos prestando muita atenção nela. Cinco minutos de toda uma vida tinham passado, e nós nos sentíamos jovens de uma forma legal. Eu cheguei a comprar o disco, e contaria a você como foi, mas na verdade não foi o mesmo que estar em um carro a caminho de sua primeira festa de verdade, e você está sentado no meio da picape com duas pessoas legais quando começa a chover."

O livro trata de relacionamentos, não apenas amorosos, mas entre amigos e entre familiares, além de abordar outros temas, como drogas, sexualidade e a incerteza do futuro. Recomendo muito este livro!

Nota: 5 de 5 estrelas.

2 comentários:

  1. Fantástico livro, me faltam algumas páginas para terminar mas estou naquelas de adiar o máximo para aproveitar cada momento de ler pela primeira vez esta estória hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo??? Nas últimas páginas eu fiquei muito triste de acabar o livro e protelei a finalização da leitura ao máximo. :)

      Excluir